sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Marcador de livro

MATERIAIS
Cartão
Tecido
Cola
Fita cetim
Bordado para aplicar (janota)
Botão decorativo
Tesoura
Xisato

MÃOS À OBRA
Faz-se uma esquadria para traçar o formato do marcador do livro. Eu guie-me pelo tamanho tradicional daqueles que já vêm de oferta nos livros, mas aumentei-lhe um pouquinho tamanho, e explico porquê... os tradicionais marcadores vêm sempre pequenos na minha opinião, quando os coloco no livro para ficarem um pouco de fora, de modo a saber onde fiquei na minha leitura, o marcador quase que se perde, por isso fiz um ao tamanho dos livros, saindo um pouco em cima e um pouco em baixo.
Depois de recortar o cartão, forre-o com o tecido, colando-o no cartão. Enquanto cola, não cola... Vamos passar a fita de cetim nos buraquinhos do bordado. Na tira do bordado que vai ter o botão "folha" aplicado, cortamos mesmo tudo à medida do cartão, colam-se as pontas e coza o botão "folha" neste caso, pode cozê-lo primeiro antes de colar as pontas do bordado. Na tira do bordado que leva o laço, o bordado é cortado também à medida, mas a fita de cetim, vamos deixá-la com as pontas mais compridas para darmos a laçada. É super fácil, e para uma apaixonada de livros e exigente como eu, é um acessório imprescindível :)





Foi um enorme prazer fazer este miminho para a minha mana, fez anos... o presente foi o livro da imagem, e achei que para a prenda ficar mais amorosa, teria de lhe fazer este mimo personalizado, foi uma ideia minha, não copiei projeto de ninguém... autoria da DriKa ;) mereceu boas críticas e o feedback foi maravilhoso :)

Muitas linhas & agulhas
DriKa




quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Presépio recicladinho

A escola que o meu filhote frequenta, este ano propôs que os pais fizessem em conjunto com os seus filhos, um Presépio com materiais reciclados. A cabaninha teria de ser uma caixa de sapatos, e deveria de obedecer a um tamanho mini mini de 8 cm x 8 cm... O que parecia ser fácil... não foi tanto assim. O Presépio tem uma família pequenina, mas os visitantes com as oferendas para o menino Jesus, os aquecedores em forma de animais e mais pormenores que nós gostamos de ver nos presépios, não foi propriamente uma tarefa fácil, colocar tanta "gente" numa casinha tão pequena...
Resultado: Fizemos um Presépio, tipologia T0, os animais para aquecerem o bebé foram substituídos por aquecimento central, paparoca para lhes encher a barriguinha, são as maçãs da árvore! A Maria ocupa bastante espaço porque ainda está um pouco inchada do parto, os Reis Magos ainda estão para chegar, isto se se portarem bem na passagem de ano, oxalá os camelos não soprem o balão, os tijolos e o telhado foram substituídos por fósforos, e os cabelos do pessoal, foram esculpido por um cabeleireiro que preferiu ficar no anonimato, visto ter uma agenda ocupadíssima.
Foi cansativo colar tanto fósforo, e reduzir uma caixa de cartão a dimensões tão mini mini, mas foi uma paródia...Disfrutem vocês também...




Muitas linhas & agulhas
DriKa

terça-feira, 27 de novembro de 2012


Feltro é um papel que não é papel... é um tecido não tecido... que confuso :D O feltro é feito de lã, ou pêlos de animais, mas é uma fibra com um toque de lã, com um manuseamento de lã :) 
Vamos começar?

Muitas linhas & agulhas
DriKa Vasconcellos

Era uma vez...

Era uma vez... uma "costureira" em ponto beeeeem pequenino, que adorava arrumar os botões, as agulhas e as linhas na caixa da costura da mamã. Sonhava ser grande para ter uma amorosa caixa de costura e produzir coisas fofas. Enquanto a hora de ser grande não chegava, ía inventando roupa para as boneca. As bonecas faziam filas intermináveis para apreciarem as novas propostas desta "costureira" pequenina, ficavam maravilhadas. 
Esta aprendiz de costureira, cresceu e como qualquer pessoa manteve sonhos que ainda não tinham sido concretizados... Começou a sua vida profissional, a cegonha apareceu, e o sonho ainda estava num bom soninho. Um dia entrou numa loja que tinha caixas para costura liiiiiindas e pensou: esta é mesmo a minha cara... Acho que o sonho já estava a acordar :) Entretanto esta aprendiz começou com uma grande curiosidade por trabalhos manuais, feitos por outras pessoas curiosas também, e que por certo deveriam de ter tido o mesmo sonho desta "costureira" pequenina. Foi comprando, comprando, comprando, entretanto precisou de baús para guardar aqueles objectos mimosos, e pensou? EU SOU CAPAZ, de fazer isto tudo com as minhas próprias mãos, então vamos a isso, pensou! Adquiriu revistas da matéria para adquirir algum conhecimento, pesquisou, e pensou: EU SEI FAZER isto tudo e pôs mãos à obra.
Quando nós queremos, nós podemos! Nunca desistam dos vossos sonhos, podem tardar, mas com força, perseverança e esperança tudo se consegue (excepto quando se pensa no Euromilhões... é um caso perdido :p)


Muitas linhas & agulhas
DriKa Vasconcellos